Offline
Detidos foram libertados após o sequestro em protesto.
Política
Publicado em 21/11/2024

Na quinta-feira, 21 de dezembro, a polícia guineense libertou vários líderes da oposição que haviam sido detidos nas primeiras horas do dia enquanto tentavam organizar manifestações em Bissau.

Entre os libertados estão Joana Cobde Nhanca, líder do Movimento Social Democrático (MSD), e Vicente Fernandes, líder do Partido da Convergência Democrática (PCD).

Além deles, dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), como Dan Yala, Wasna Papai Danfa, António Patrocínio Barbosa e Abdu Sambu, também foram soltos. As detenções ocorreram durante passeatas organizadas pelas coligações Plataforma Aliança Inclusiva (PAI-Terra Ranka) e API (Aliança Patriótica Inclusiva), que protestavam contra o "abuso do poder e falta de democracia" no país.

A polícia utilizou cassetetes e granadas de gás lacrimogéneo alegadamente com data de vencimento vencida, para dispersar os manifestantes. Em resposta, a oposição convocou uma manifestação nacional para domingo, 24, para protestar contra o que consideram uma "ditadura pior do que a época colonial".

 

Assinado,

Governador Gomes

Comentários
Comentário enviado com sucesso!